Como os egípcios moveram as pedras gigantes para construir as pirâmides

Os antigos egípcios construtores das descomunais pirâmides que hoje são admiradas por uma imensidão de turistas provenientes de todo o mundo, podem ter sido capazes de mover enormes blocos de pedra através do deserto utilizando uma técnica muito simples que consistia, apenas, em molhar a areia por onde um enorme aparelho em forma de trenó deslizava com pesadíssimas pedras.


Físicos da Universidade de Amesterdão investigaram as forças necessárias para puxar objectos pesados num “trenó” gigante sobre a areia do deserto e descobriram que o facto de se humedecer a areia na frente de tal dispositivo reduz de forma significativa o atrito do trenó, o que o torna mais fácil de operar.

Os resultados ajudam a responder a um dos mistérios históricos mais duradouros e intrigantes sobre a civilização egípcia: como foram capazes os egípcios de realizar a tarefa aparentemente impossível de construir as famosas pirâmides?

Para a sua investigação, os cientistas utilizaram pistas fornecidas pelos antigos egípcios. Uma pintura de parede descoberta no túmulo de Djehutihotep, que remonta a cerca de 1900 aC, retrata 172 homens transportando uma imensa estátua usando cordas ligadas a um trenó. No desenho, uma pessoa pode ser vista em pé na frente do trenó, despejando água sobre a areia, disse o principal autor do estudo, Daniel Bonn, professor de física da Universidade de Amesterdão Bonn e seus colegas que construíram trenós em miniatura e experimentaram puxar objetos pesados através da areia.

Os resultados ajudam a responder a um dos mistérios históricos mais duradouros e intrigantes sobre a civilização egípcia: como foram capazes os egípcios de realizar a tarefa aparentemente impossível de construir as famosas pirâmides? O estudo foi publicado no dia 29 de abril, na revista “Physical Review Letters”, e aí se explica como os antigos egípcios construíram as pirâmides. Quando os investigadores arrastaram os trenós sobre a areia seca, eles notaram que enormes aglomerados se acumulavam na frente dos engenhos, o que exigia mais força e muito mais trabalho devido ao atrito provocado. Mas a força de tracção exigida diminui proporcionalmente com a rigidez da areia. Com adição de água na areia, os trenós foram capazes de deslizar mais facilmente sobre a superfície.

Isto ocorre porque as gotas de água criam pontes de ligação entre os grãos de areia, o que os ajuda a ficarem juntos, disseram os cientistas. Com a adição de água na areia formam-se pontes capilares, ou seja, uma quantidade enorme de microgotas de água que fazem os grãos de areia se ligarem uns aos outros, o que dobra a rigidez relativa do material onde se processa o deslizamento.

É também por essa razão que construir um castelo com areia molhada é mais fácil do que usar areia seca na mesma tarefa, frisou Daniel Bonn.

O estudo foi publicado no dia 29 de abril, na revista “Physical Review Letters”, e aí se explica como os antigos egípcios construíram as pirâmides, mas a investigação também pode ter aplicações modernas, disseram os autores do artigo.

Referência: Sliding Friction on Wet and Dry Sand A. Fall, B. Weber, M. Pakpour, N. Lenoir, N. Shahidzadeh, J. Fiscina, C. Wagner, and D. Bonn Phys. Rev. Lett. 112, 175502 (2014)
Como os egípcios moveram as pedras gigantes para construir as pirâmides Reviewed by António Luis Pereira on 3:30 da tarde Rating: 5

Sem comentários:

Visualidades © 2014 - 2015

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.